Podemos dizer o setor sucroalcooleiro energético é um dos maiores setores da indústria brasileira, sendo responsável por gerar milhões de empregos diretos e indiretos. O Brasil é referência no que se diz respeito à exportação de açúcar e etanol, além de termos um mercado de consumo interno fortíssimo. Sendo assim, é imprescindível que qualquer pessoa com interesse pelo setor industrial conheça as operações da produção de açúcar e etanol. Esse setor tem crescido muito e carece de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. Especialistas em otimização de processos, administradores, técnicos em mecânica, química, elétrica, auxiliares e engenheiros em geral são apenas algumas das áreas requisitadas pelo setor.
Carga horária média: 16 horas.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para esse curso. Sugere-se possuir ensino médio completo (não obrigatório).
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
A quem se destina: Destina-se a estudantes que buscam ingressar no setor, independente da área do conhecimento, e a profissionais que já atuam na área e desejam aprimoramento.
O objetivo do curso livre de auxiliar de produção de açúcar e álcool é fornecer uma base de conhecimentos teóricos e práticos. O aluno sairá com conhecimentos que irão desde o planejamento do plantio da cana-de-açúcar até a distribuição dos produtos acabados (açúcar e álcool), além de conhecimento sobre a cogeração de energia. Cada processo produtivo é descrito por meio de exemplos, imagens, fluxogramas etc.
Atividade 01 Introdução
Nesta atividade introdutória o aluno conhece um pouco da história da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, sua importância para a economia, os produtos derivados e o nível de produção.
Atividade 02 Cana-de-açúcar: Estudo da Planta
O aluno conhecerá as partes da planta, sua classificação botânica, como ocorre o seu desenvolvimento, as principais espécies cultivadas e irá aprender a respeito do melhoramento genético.
Atividade 03 O Desenvolvimento da Cana-de-Açúcar
Essa atividade trata dos componentes ecológicos e dos objetivos do processo produtivo. Também é ensinado sobre a cana planta, a cana soca e as suas fases de crescimento.
Atividade 04 A Preparação Para o Plantio
Aqui são estudados o planejamento da área de plantio e da variedade da cana a ser cultivada. O aluno conhece as etapas da preparação da terra.
Atividade 05 A Atividade de Plantio
O aluno conhecerá os tipos de plantio e de irrigação da cultura. Aborda-se também as técnicas voltadas para a nutrição da planta e o combate às pragas.
Atividade 06 As Operações de Colheita e Transporte
Os assuntos abordados serão: a época certa para realizar a colheita da cana e os tipos e técnicas de colheita, como ocorre o carregamento e quais são meios de transporte até a usina.
Atividade 07 Fabricação do Açúcar Parte 1
A partir dessa atividade o estudo ocorre dentro da usina. A cana já chegou a usina, então, quais são as operações realizadas? Nessa primeira parte são estudados os processos da etapa de recepção da cana até os filtros.
Atividade 08 Fabricação do Açúcar Parte 2
Na segunda parte dos processos de fabricação do açúcar o aluno conhece as etapas de evaporação até finalmente o empacotamento do produto final.
Atividade 09 A Indústria Açucareira Informações Complementares
Quais os principais tipos de açúcar? Qual é o consumo interno de açúcar? Como ele é exportado? Qual a diferença entre resíduo e subproduto? Quais são os subprodutos do processo produtivo do açúcar? Como ocorre o controle de qualidade do açúcar? Todas essas perguntas e outras são respondidas nessa atividade.
Atividade 10 A indústria alcooleira
Essa última atividade é um pouco mais extensa e trata de todo o processo produtivo do etanol, o que é e como ocorre a fermentação. O aluno conhece também as aplicações do etanol, os seus diferentes tipos e classificações e o mercado do biocombustível.