Disponibilidade: Imediata

Box 02 - Construção e a programação de uma cancela eletrônica ferroviária

R$ 49,90
Descrição do produto

Box 02 - Construção e a programação de uma cancela eletrônica ferroviária


 


Este curso abordará


segunda caixa (box) do RoboEduc InBox tem como objetivo apresentar e aprofundar conceitos de Eletrônica, servo motores, arduino nano e buzzer, além de dar continuidade ao estudo de Programação por meio da contextualização de conteúdos interdisciplinares e de curiosidades da área.

O desafio da Box 2 será a construção e a programação de uma cancela eletrônica ferroviária.


Ficha Técnica


Carga horária média: Aproximadamente 2 meses se aplicar uma aula de 50 minutos por semana. + oficinas extras.
Pré-requisitos: Crianças a partir de 8 anos de idade. Para crianças com menos de 12 anos, ter acompanhamento do monitor da sala de aula.
Técnicas didáticas: 22 vídeos aulas, sendo 4 oficinas práticas e 1 desafio e apostila com oficinas extras.


O curso tem por objetivo


Fornecer conhecimentos teóricos sobre a história da cancela de trem. Ensinará a montar uma cancela eletrônica ferroviária. Além disso, traz aula sobre servo motores, buzzers e arduíno nano.


Conteúdo do curso


 


Atividade 1 Apresentação da BOX 2


Neste vídeo, o aluno irá assistir a uma breve apresentação sobre o que será ensinado na Box 2 e do que se trata o termo Smart City.


 


Atividade 2 Oficina I Aula 1


Apresentando Cancelas Automáticas: Será apresentado ao aluno o projeto final da cancela automática e uma breve explicação das diferentes placas de linhas férreas.


 


Atividade 3 Oficina I Aula 2 Conhecendo a BOX 2


Serão apresentados ao aluno todos os materiais e componentes utilizados no decorrer das aulas da BOX 2.


 


Atividade 4 Oficina I Aula 3 Você Sabia?


Nesta aula, o aluno terá uma breve explicação dos tipos de placas férreas e do nome correto delas.


 


Atividade 5 Oficina I Aula 4 Introdução ao Arduino NANO


Nesta aula, o aluno irá aprender a utilizar um outro tipo de Arduino - o Arduino NANO - e as diferenças entre ele e o Arduino UNO.


 


Atividade 6 Oficina I Aula 5 Prática 1 (COM LIB)


Nesta primeira aula prática, o aluno irá criar um poste de luz (LED) e irá programá-lo, utilizando a biblioteca RoboEduc_Inbox, para acender as luzes.


 


Atividade 7 Oficina I Aula 5 Prática 1 (SEM LIB)


Nesta segunda aula prática, o aluno irá criar um poste de luz (LED) e irá programá-lo, utilizando os códigos padrões da linguagem Arduino, para acender as luzes.


 


Atividade 8 Oficina II Aula 1 Programando com IF


Nesta aula, o aluno estudará a estrutura de decisão IF e as variáveis, além de aprender a utilizá-las juntamente com os operadores relacionais nas estruturas condicionais.


 


Atividade 9 Oficina II Aula 2 Conhecendo o Buzzer (SEM LIB)


O aluno irá aprender: o que é um buzzer, como emitir sons em diferentes frequências no buzzer e como tocar as notas musicais utilizando o buzzer junto com o Arduino.


 


Atividade 10 Oficina II Aula 2 Conhecendo o Buzzer (COM LIB)


O aluno irá aprender o mesmo projeto da aula anterior, mas, desta vez, utilizando a biblioteca RoboEduc_Inbox para auxiliar na programação dos códigos do Buzzer.


 


Atividade 11 Oficina II Aula 3 Prática (COM LIB)


Nesta aula, o aluno irá aprender a criar um despertador utilizando o componente Buzzer e a programá-lo com a biblioteca pronta RoboEduc_Inbox.


 


Atividade 12 Oficina II Aula 3 Prática (SEM LIB)


Nesta aula, o aluno irá criar o mesmo despertador da aula passada, mas programando com os códigos nativos da linguagem Arduino.


 


Atividade 13 Oficina III Aula 1 Teoria dos Motores


O aluno estudará como e quando surgiram os motores e quais os tipos de motores que podemos utilizar com o Arduino. Além disso, ele irá se aprofundar na utilização dos Servo Motores.


 


Atividade 14 Oficina III Aula 2 Servo Motores


Será apresentado ao aluno um exemplo pronto do código Sweep, que vem junto da IDE Arduino e é utilizado para rotacionar o Servo Motor em 180 graus.


 


Atividade 15 Oficina III Aula 3 Reescrevendo o código Sweep


Nesta aula, o aluno irá modificar o código Sweep, reescrevendo-o de forma objetiva e mais simples de entender, a fim de realizar o funcionamento do Servo Motor.


 


Atividade 16 Oficina III Aula 4 Prática


Será apresentado ao aluno um Sketch de como será o projeto final da Box 2 (uma cancela automática juntamente com o Buzzer para que o mesmo emita sons quando a cancela atingir suas extremidades).


 


Atividade 17 Oficina IV Aula 1 Montagem Final


O aluno irá realizar a montagem final da cancela automática utilizando o Arduino e todos os circuitos elétricos.


 


Atividade 18 Oficina IV Aula 2 Luzes de alerta sincronizadas


Nesta aula, o aluno irá realizar a programação dos dois LEDs que montou na aula passada juntamente com a cancela para que as luzes pisquem de forma sincronizada.


 


Atividade 19 Oficina IV Aula 3 Programação Final sem Buzzer (COM LIB)


O aluno irá realizar toda a programação da cancela automática e dos LEDs de alerta utilizando a biblioteca RoboEduc_Inbox para simplificar.


 


Atividade 20 Oficina IV Aula 4 Implementar a cancela


Nesta aula, o aluno irá aprender a encaixar a cancela corretamente no braço do Servo Motor e utilizar os outros tipos de braços do Servo Motor.


 


Atividade 21 Oficina IV Desafio


Neste desafio, além de a cancela girar de forma automática e as luzes de LED piscarem de forma sincronizadas, o aluno será desafiado a fazer com que o Buzzer toque uma música sempre que a cancela atingir as duas extremidades.


 


Atividade 22 Revisão


Neste vídeo, o aluno terá uma revisão de tudo o que foi ensinado e praticado nas aulas da Box 2.