O Comércio eletrônico, ou e-commerce, é a nova tendência mundial de venda direta utilizando a Internet. É a mais nova forma de comprar e vender. É a versão eletrônica do seu estabelecimento comercial que pode vender para qualquer lugar do mundo, com grande rapidez, eficiência e redução de custos. ASP é a abreviação de Active Server Pages (Páginas Ativas de Servidor). A tecnologia ASP foi criada pela Microsoft e tem como objetivo principal criar aplicações WEB dinâmicas e interativas.
Carga horária média: 24 horas.
Pré-requisitos: O aluno precisa conhecer o Windows e saber navegar na Internet. É também recomendável que conheça HTML e já tenha feito o curso de Dreamweaver.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
A quem se destina: O e-commerce veio abrir uma nova área de atuação para revendas, integradores, criadores de Web Sites e todo tipo de empresa que queira expandir seus negócios. Assim, o curso destina-se àqueles que desejam criar Web Sites com tecnologia para comércios eletrônicos.
Preparar o aluno para criar Web Sites com tecnologia ASP, principalmente sites de comércio eletrônico.
Atividade 01 - Introdução à Tecnologia ASP
Objetivo da aula: preparar o computador para ser um servidor e criar diretórios de trabalho.
Atividade 02 - Tomando Decisões Via Script - Parte 1
Objetivo da aula: explicar a estrutura dos códigos ASP e como funcionam as variáveis. Explicar também a estrutura de decisão IF... Then.. Else.
Atividade 03 - Tomando Decisões Via Script - Parte 2
Objetivo da aula: explicar a estrutura de decisão Select Case e as estruturas de repetição For...Next, While...Wend e Do...Loop
Atividade 04 - Procedimentos e Funções
Objetivo da aula: ensinar ao aluno a criar funções e subrotinas.
Atividade 05 - O Objeto Response e seus Métodos
Objetivo da aula: ensinar o aluno a usar o objeto Response com seus métodos e propriedades específicas.
Atividade 06 - O Objeto Request e seus Métodos
Objetivo da aula: ensinar o aluno a usar o objeto Request com seus métodos e propriedades específicas.
Atividade 07 - Os Objetos Application e Session
Objetivo da aula: ensinar o aluno a usar os objetos Application e Session e também a usar cookies.
Atividade 08 - Trabalhando com Banco de Dados
Objetivo da aula: explicar os diferentes tipos de conexão com bancos de dados, e como abrir e fechar uma conexão.
Atividade 09 - Noções Básicas sobre SQL - Parte 1ª
Objetivo da aula: ensinar o aluno a selecionar dados de tabelas de bancos de dados, exibindo-os em grupos, em ordem etc.
Atividade 10 - Noções Básicas sobre SQL - Parte 2
Objetivo da aula: preparar o aluno para incluir, excluir, e atualizar dados das tabelas. E a enviar e-mails diretamente de site da Web.
Atividade 11 - Conceitos de E-Commerce
Objetivo da aula: ensinar o que é comércio eletrônico, logística, segurança na Web etc.
Atividade 12 - Iniciando o Projeto
Objetivo da aula: iniciar a criação da loja virtual Clave de Sol para a venda de instrumentos musicais. Nesta atividade o aluno cria e configura o site, e cria algumas de suas páginas.
Atividade 13 - Montando a Loja Virtual - Parte 1
Objetivo da aula: criar a página de promoções do site de comércio eletrônico.
Atividade 14 - Montando a Loja Virtual - Parte 2
Objetivo da aula: criar o sistema de pesquisa do site: pesquisa por categorias e pesquisa por nome de produtos. Também preparar o arquivo de cálculo do frete.
Atividade 15 - Montando a Loja Virtual - Parte 3
Objetivo da aula: criar o sistema do carrinho de compras do site.
Atividade 16 - Montando a Loja Virtual - Parte 4
Objetivo da aula: criar o sistema de login do site de compras.
Atividade 17 - Montando a Loja Virtual - Parte 5
Objetivo da aula: criar a página de confirmação de dados dos clientes, o sistema de cadastro de clientes e o de alteração.
Atividade 18 - Montando a Loja Virtual - Parte 6ª
Objetivo da aula: criar as páginas de confirmação do pedido.
Atividade 19 - Considerações Finais
Objetivo da aula: testar o site completo e apresentar as formas de pagamento para uma loja virtual.