O CorelDRAW é um programa de design gráfico pertencente à Corel. É uma ferramenta profissional, mas muito prática que permite aos iniciantes desenvolverem trabalhos de qualidade sem maiores dificuldades. Este aplicativo possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas etc.) confecção de cartazes etc.
Carga horária média: 30 horas.
Pré-requisitos: Introdução à informática e conhecimento sobre o sistema operacional Windows.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
Seja um ilustrador iniciante, que utiliza os recursos do CorelDRAW para uso pessoal a fim de realizar trabalhos autônomos, ou um profissional da área criando trabalhos específicos para uma grande empresa, o Corel oferece ferramentas de fácil utilização e de grande eficiência. Sendo assim, o objetivo deste curso é apresentar para o aluno e treiná-lo a utilizar os principais recursos da arte gráfica
Atividade 1 O CorelDRAW
O aluno conhecerá o que são as ilustrações e a profissão do ilustrador, os programas utilizados para a criação e edição de imagens, conhecerá o CorelDRAW e o que pode ser criado com ele, a história da Corel e as versões do software, como iniciá-lo e a janela do CorelDRAW.
Atividade 2 Conhecendo as Ferramentas - parte I
Nesta aula o aluno conhecerá as terminologias do CorelDRAW, a caixa de ferramentas, desenhará retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.
Atividade 3 Conhecendo as Ferramentas - Parte II
Nesta atividade o aluno aprenderá a desenhar espirais, grades, formas predefinidas, apagar objetos, colorir contornos e preenchimentos, utilizar as ferramentas de linhas, mudar a ordem dos objetos.
Atividade 4 Operações Básicas
O Aluno aprenderá a realizar operações básicas com arquivos, sobre as propriedades físicas da página de desenho, as propriedades de exibição da página de desenho, os Modos de Visualização e a barra de navegação.
Atividade 5 Posicionando e Alinhando Objetos
Nesta atividade o aluno aprenderá a manipular as Réguas, as Grades, as Linhas-guia e alinhar os objetos.
Atividade 6 Transformando os Objetos de Desenhos
Transformando os Objetos de Desenhos: Entender os objetos; transformar os objetos; conhecer a Ferramenta Transformação e a janela Transformações; alterar a ordem dos objetos; e agrupar e desagrupar os objetos serão conceitos estudados pelo aluno nesta atividade.
Atividade 7 Colorindo os Objetos de Desenhos Parte I
Colorindo os Objetos de Desenhos Parte I: Nesta aula serão apresentadas as cores de preenchimento e contorno; os tipos de preenchimento, como o preenchimento uniforme; preenchimento gradiente padrão e preenchimento gradiente personalizado.
Atividade 8 Colorindo os Objetos de Desenhos Parte II
Colorindo os Objetos de Desenhos Parte II: O aluno conhecerá os outros tipos de preenchimentos como: o preenchimento de padrão, preenchimento de textura, preenchimento PostScript e o preenchimento Malha de cores; conhecerá a Ferramenta Preenchimento Interativo e aprenderá como copiar cores e atributos de um objeto.
Atividade 9 Os Contornos e a Mídia Artística
Os Contornos e a Mídia Artística: Nesta atividade o aluno aprenderá como aplicar contornos, sobre o efeito Contorno, a trabalhar com as ferramentas Contorno Interativo e Mídia Artística.
Atividade 10 Os Nós: Os nós e seus controles
Os Nós: Os nós e seus controles; os tipos de nós; conversão de formas geométricas em curvas e edição dos seus nós; e a criação de uma ilustração com a ferramenta Mão Livre serão os assuntos abordados nesta atividade.
Atividade 11 Criando Novas Formas
Criando Novas Formas: Nesta atividade o aluno aprenderá a moldar objetos, a utilizar os comandos Verso Menos Frente, Aparar e Interseção, aplicar os efeitos PowerClip, Distorcer e a trabalhar com as ferramentas Faca e Borracha.
Atividade 12 As Imagens e as Fontes - Parte I
As Imagens e as Fontes - Parte I: Esta atividade mostrará a função das imagens e das fontes, o aluno aprenderá a importar arquivos, conhecer os tipos de textos, a criar um texto artístico, aplicar o efeito PowerClip em uma imagem, converter um gráfico vetorial em bitmap e um bitmap em vetor, e exportar uma imagem para outro formato.
Atividade 13 As Imagens e as Fontes - Parte II
As Imagens e as Fontes - Parte II: Nesta aula o aluno criará um panfleto e um folheto.
Atividade 14 Os Efeitos
Os Efeitos: O aluno aprenderá a aplicar efeitos interessantes como, Mistura, Extrusão, a chanfrar uma extrusão, o efeito Lente e por fim aplicar um efeito 3D em texto artístico.
Atividade 15 O Sistema de Impressão
O Sistema de Impressão: Para finalizar, nesta última aula o aluno conhecerá o sistema de impressão, como imprimir um trabalho e gerar um PDF do original.