O curso de Gerenciamento de Projetos com Ms Project foi desenvolvido pensando nas reais necessidades do aluno que tem como objetivo compreender as práticas de gestão de projetos e técnicas de liderança. Além disso, o aluno aprenderá a utilizar uma valiosa ferramenta para gestão de projetos: o MS Project. Neste curso o aluno será o gerente de todos os projetos que serão apresentados: ele irá criar o planejamento dos projetos, aprenderá a controlar sua execução (solucionando problemas e tomando medidas preventivas e corretivas) e ainda irá aprender como entregar o resultado do projeto e finalizá-lo corretamente.
Carga horária média: 30 horas.
Pré-requisitos: Possuir conhecimento básico em Windows, Word e Excel.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
A quem se destina: A todas as pessoas que se interessem em obter conhecimentos na área de gestão de Projetos, liderança e/ou com interesse em aprender a utilizar o software Project.
Transformar nossos alunos em pessoas aptas a lidar com rotinas de gestão de projetos. Tudo isso usando os recursos e ferramentas oferecidos pelo Project e técnicas de gestão e liderança, que são enfatizadas durante todo o curso.
Atividade 01 - Introdução - Entendendo os Projetos
Nesta primeira atividade introdutória é apresentado o que é um projeto e o gerenciamento de projetos, os termos usados na área de gerenciamento, o Triângulo das Restrições e os aspectos básicos do Microsoft Project.
Atividade 02 - Introdução - Entendendo o Gerenciamento de Projetos
O aluno conhecerá o que é PMI e PMBOK, as características e habilidades de um Gerente de Projeto, as características de um projeto bem-sucedido, o ciclo de vida de um projeto e as Configurações iniciais básicas do Project.
Atividade 03 - Planejamento - Iniciando a Criação do Projeto
O aluno aprenderá sobre a EAP e como elaborá-la, aprenderá a cadastrar as tarefas no Project e a realizar algumas ações sobre elas.
Atividade 04 - Planejamento - O Pool de Recursos
O conteúdo dessa atividade será: o processo de planejamento no Project, a criação do Pool de Recursos para múltiplos projetos, a criação de um calendário de recursos, a definição de recursos e como cadastrá-los e os custos.
Atividade 05 - Planejamento - O Pool de Recursos
Nesta atividade o aluno conhecerá as partes interessadas (stakeholders) do projeto, a Influência da estrutura organizacional nas equipes, além de uma bagagem sobre o perfil do líder e como criar e estruturar corretamente a equipe do projeto. No final, é ensinado sobre as durações e os tipos de tarefas.
Atividade 06 - Planejamento - Calendários, Dependências e Restrições
Será ensinado como definir as relações de dependências entre as tarefas, como indicar calendários para as tarefas e inserir restrições às tarefas, além dos conceitos de Lag (latência/espera/folga/atraso).
Atividade 07 - Planejamento - Atribuindo os Recursos e Marcos
O aluno aprenderá sobre a utilização de recursos, associação do projeto ao pool de recursos, atribuição de recursos a uma tarefa, definição e inserção de Marcos e sequenciamento das tarefas com o mouse.
Atividade 08 - Planejamento - Visualizando Informações
O conteúdo dessa atividade será: Visualização do projeto, o Gráfico de Gantt, suas formatações e escala de tempo, a linha do tempo e suas personalizações.
Atividade 09 - Planejamento - Rede PERT/COM
O aluno conhecerá a técnica de planejamento utilizando a rede PERT/CPM e o modo de exibição Diagrama de Rede no Project.
Atividade 10 - Planejamento Tabelas
Estudo sobre as tabelas presentes no Microsoft Project e como criar suas próprias tabelas e personalizá-las.
Atividade 11: Planejamento - Solucionando Conflitos de Recursos
Os tópicos desta atividade são: Identificação das superalocações de recursos, solucionando-as administrativamente, determinação de prioridades e a utilização do nivelamento de recursos do Project.
Atividade 12: Planejamento - A Linha de Base
O aluno aprenderá sobre metas, Linha de Base e sua importância, definição de múltiplas linhas de base, indicadores gráficos e criação de campos personalizados.
Atividade 13 - Monitoramento e Controle - A Etapa de Controle
O conteúdo dessa atividade será a descrição de controle , a metodologia do controle em softwares de gerenciamento, custos, filtro de dados, compartilhamento de informações com outros softwares e exportação de imagem.
Atividade 14 - Monitoramento e Controle - Impressão e Relatórios
Nesta atividade são explorados a impressão de um modo de exibição e como configurá-la corretamente, os relatórios padrão do Project e como personalizar relatórios próprios.
Atividade 15 Encerramento - Fase de encerramento do projeto
Nesta última atividade, inicialmente há uma introdução sobre a fase de encerramento e os processos 4.6 Encerrar o Projeto ou Fase e 12.4 Encerrar as Aquisições, do guia PMBoK, são estudados. São apresentados conceitos e aspectos de encerramento de contratos junto a um Fluxograma didático da Fase de Encerramento do Projeto.